Por quê Terceirizar ?

Terceirize sua obra

A Terceirização é uma moderna ferramenta de gestão que vem sendo incorporada gradualmente em diferentes setores da economia, com o objetivo de l iberar as empresas para sua atividade-fim. A partir da sistematização dos processos de gestão, a terceirização permite a canalização de esforços e uma e strutura mais simplificada e eficiente, gerando, assim, crescimento de produtividade e aumento da competitividade das empresas frente ao mercado. Este
sistema prima pela busca constante de aperfeiçoamento e qualificação dos prestadores de serviços, uma vez que a variedade de operações é enorme.

Durante anos, a prática da Terceirização era vista com insegurança pelos contratantes, que optavam por empresas que não cumpriam com as obrigações sociais, trabalhistas e encargos sociais. Com o passar do tempo, ela tornou-se uma realidade no meio institucional, já que em várias situações o fator “custo” está deixando de ser o principal item de peso nas escolhas – atualmente, somam-se também confiança, segurança e comprometimento da empresa.

Esta nova realidade empresarial atinge todas as áreas do mercado, e a Terceirização acompanha este movimento, crescendo com eficiência e credibilidade.

Os aspectos que são levados em consideração na tomada da decisão entre a escolha dos serviços próprios e serviços de terceiros são as conseqüências positivas, tais como: gerar desburocratização; aliviar a estrutura organizacional; proporcionar melhor qualidade aos serviços e mais eficácia empresarial; mentar a flexibilidade; garantir mais agilidade decisória e administrativa; simplificar a organização; e incrementar a produtividade.

A Terceirização, hoje, é uma necessidade. Para realizá-la em sua empresa, é necessário observar alguns pontos sobre as companhias que ofertam tais serviços:

  1. Examinar principais clientes, processos de atualização dos serviços e produtos, procedimentos formalizados para o controle da qualidade do serviço, sistemática sobre falhas, principais ações para a otimização dos serviços, processos de seleção e treinamento de seus funcionários, certificados, experiência e histórico no cenário empresarial;
  2. Na escolha, não levar em conta apenas os custos, mas também descrição da proposta técnica, empatia e confiança;
  3. Atentar para o cumprimento integral das obrigações trabalhistas e previdenciárias
  4. Verificar a solidez administrativa e financeira, a fim de comprovar recursos próprios para suportar as naturais oscilações do mercado e
    necessidades do dia a dia;
  5. Cobrar transparência na elaboração e efetividade no cumprimento do contrato com o cliente e funcionários, bem como na prestação de contas das obrigações legais;
  6. Dispor de comunicação direta, rápida e fácil, a fim de esclarecer dúvidas e solucionar problemas que eventualmente possam surgir, sem a necessidade de descontinuação dos serviços;
  7. Cobrar acompanhamento técnico (visitas de supervisão aos serviços) e comercial (pós venda) durante o contrato, visando à dinâmica dos serviços e ao poder de se adaptar à relação entre custos x qualidade.

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